Edição Arte e Corpo
O corpo como sensível exemplar é um campo de
experiência, de estesia e do movimento em que o olhar habita.
Ao mover-se o corpo se desdobra em traços, descrições e expressividade
(NÓBREGA, 2015, p. 92).
Corpos que se deslocam, provocam, sensibilizam, que experienciam a vida! Corpos dóceis, obedientes, que se ajustam, se enquadram, limitam-se ao espaço a que lhes é destinado! Corpos estetizados pelas redes sociais! Corpos objetos! Corpos dissonantes, divergentes, disciplinados, controlados... Mas... Que ou quais relações a escola estabelece entre o ensino da Arte e os corpos das crianças, jovens e adultos?
O Repositório Artes Visuais UFES, em sua 4ª Edição, apresenta a temática “Arte e Corpo” como dispositivo para ressignificar o ensino das Artes Visuais. Muitas ações educativas propostas para o ensino da Arte ainda teimam em docilizar os corpos. Assim, o objetivo dessa edição é tecer uma rede de provocações a partir da “centralidade do corpo”, possibilitando a ampliação do repertório a partir de artistas contemporâneos que utilizam os próprios corpos como dispositivos de produção, como suporte, instrumento, poética ou inspiração. Artistas que nos convidam à experienciar, a movimentar e deslocar nossos corpos por meio da hibridez das linguagens. Artistas que nos provocam ao tensionamento de um ensino de Arte que engessa os corpos e inviabiliza a estesia. É preciso dar visibilidade aos corpos! É preciso seduzir os corpos para a aprendizagem!
Mas a pergunta é: estamos preparadas/os?
Compartilhe! Um abraço!