Repositório de Artes Visuais UFES
O projeto de extensão nº 1746 PROEX, “Repositório de Artes Visuais UFES”, é coordenado pela profª Margarete Sacht Góes. Proposto pelas professoras e professores da área de Artes Visuais, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, objetiva discutir e elaborar propostas de ações educativas juntamente com as/os docentes da área de Arte da rede básica de ensino.
Inicialmente, o repositório envolveu, dialogicamente, dois campos do conhecimento, “Tecnologias e Arte Contemporânea” (1ª Edição), devido ao momento vivenciado no ano de 2020, como modos de nos (re)fazer diante da situação da pandemia Covid 19 e as novas possibilidades de ser e estar no mundo.
Na segunda, terceira, quarta e quinta edições, essas temáticas se ampliam para temas importantes voltados para o ensino da arte em uma perspectiva contemporânea a saber: “Arte e cidade” (2ª Edição), Arte e Infância (3ª Edição), Arte e Corpo (4ª Edição), Arte e Artistas CapixabES (5ª Edição) e, por fim, a Edição especial "Repositório Artes Visuais para Crianças pequenas".
Articular as práticas envolvendo a Arte e a cidade é uma possibilidade de apropriação de conhecimentos artísticos identitários e, no contexto da Arte e das infâncias, é um modo de refletir sobre o mundo e sobre si tendo como suporte imagético o mundo simbólico das culturas infantis. Arte e Corpo propõe pensar a centralidade do corpo para um ensino de Arte contemporâneo. Em Artistas CapixabES, trazemos a produção de grandes artistas do nosso lugar, das terras capixabas. Na edição Artes Visuais para crianças pequenas, nosso desejo é apontar para a premência de que o ensino da Arte na Educação Infantil se desapegue do ensino modelar, tradicional, da folha de papel A3 e traga para as crianças outros modos de pensar, ser e fazer arte.
Todas as temáticas são desdobradas a partir dos trabalhos de diversos artistas com proposições para que docentes da educação básica, educadoras/es de instituições promotoras da arte e estudantes em formação docente possam desenvolver ações com diferentes públicos. Nesse sentido, diferentes propostas são lançadas para que esse conjunto de artistas selecionadas/os sejam abordados em propostas artístico-educativas.
Esperamos que essas edições do repositório sejam um meio de formação continuada, com ampliação e construção de repertório do campo da arte. Convidamos professoras/es, educadoras/es e estudantes a explorarem esse material como recurso e contribuírem com devolutivas dos processos desenvolvidos.
Esperamos que novos diálogos sejam construídos a partir dos materiais propostos.