Edição Arte e Tecnologia
Repositório Artes Visuais UFES - Edição outubro 2020 - Arte e tecnologia no ensino da arte
Um material – Muitas possibilidades
O problema da apreensão do objeto pelos sentidos é o problema número um do conhecimento humano. A primeira aquisição científica, a primeira aquisição filosófica e a primeira aquisição estética estão reunidas de início no nosso poder de perceber as coisas pelos sentidos. [...] Tudo no mundo está aí para ser visto, ouvido, cheirado, tocado, sentido, percebido, enfim. Esta é a experiência imediata. Sobre ela o homem construiu impérios, edificou seus monumentos, organizou a vida, elaborou a ciência, inventou as religiões com os seus deuses, criou a arte. Mario Pedrosa
Criado durante o outono de 2020, época em que o mundo enfrenta uma crise sanitária com o surgimento do novo coronavirus (CoViD -19), o projeto de extensão “Arte e Tecnologia no Ensino das Artes Visuais” tenta cumprir um papel fomentador de debates no panorama do ensino das artes visuais no Espírito Santo.
Tal necessidade se apresenta em função dos novos desafios educacionais que colocam professores/as e alunos/as a se reinventarem e se ressignificarem num contexto em que predomina o isolamento social e as diferentes necessidades advindas disso, ou seja, práticas educativas apoiadas nas redes de tecnologia e informação, ensino remoto emergencial e urgência na formação humana e profissional para tais situações.
No entanto, o Repositório Artes Visuais UFES Arte e Tecnologia no Ensino das Artes Visuais não objetiva somente criar uma rede tecida entre as situações provocadas pela situação atual, mas sim, um diálogo que pretende atravessar outras possíveis barreiras encontradas no ensino regular, a do ensino da arte e tecnologias na educação.
Por isso, busca aproximar as práticas em criação, tanto no campo da educação quanto das poéticas artísticas, conectando-as a diferentes universos apresentados ora por artistas que lançam mão de tecnologias digitais no processo de pesquisa e produção artística, ora na apresentação do objeto da arte ou ainda na organização do processo de ensino aprendizagem de tais obras.
Em um contexto de excessos e acelerações promovidos pela rede “www” que tem nos atravessado diariamente por centenas de vídeos, lives, memes, imagens e um sem número de informações vinculadas a redes de informação, o projeto “Arte e Tecnologia no Ensino das Artes Visuais” segue ponderando essa tendência.
Por isso, convida professores/as para um diálogo e construção coletiva desse material que agora é apresentado.
No material elaborado a tantas mãos, o foco é a construção significativa de experiências no ensino das artes visuais, essa foi nossa prioridade. Sem fragmentações e com a mesma intensidade de todos os tempos e espaços de ensino.
A todos e todas, bom uso, e sem moderação.
Um abraço