Edição Arte e Infância
Repositório Artes Visuais UFES - Edição novembro 2021 - Arte e infância
O contato e a manipulação com os materiais tomados da experiência vivida nutrem a imaginação, a fantasia, a percepção da arte e da cultura, provocando mediações que geram experiências estéticas (MARTINS; PICOSQUE, 2012).
A 3ª edição do Repositório de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo tem como objetivo articular as práticas pedagógicas envolvendo a “Arte e Infância”, convidando você para adentrar nos imaginários subjetivos e inventivos de artistas que se apropriam das memórias e dos materiais presentificados nas brincadeiras, jogos, brinquedos, materiais, modos de ser, ver, sentir e estar no mundo das infâncias, que experienciamos ou não.
Com a infância aprendemos as delicadezas de ser criança, a arte de encantar e de ser encantado/a. Arte que transborda memórias de nossas experiências: de quando éramos crianças e de momentos com elas, que não cessam de acontecer, sejam com as crianças que habitam em nós, sejam com as crianças que nos cercam e nos convidam para brincar. No brincar nos deparamos com a arte de inventar e reinventar mundos, e “[...] não são as coisas que saltam das páginas em direção à criança que as vai imaginando – a própria criança penetra nas coisas durante o contemplar, como nuvem que se impregna do esplendor colorido desse mundo pictórico [...]” (BENJAMIN, 2007, p. 69).
Infância é muito mais do que uma fase, é processo social, histórico e cultural que permanece em nossas memórias. Esse processo se constitui na diversidade, nas trocas entre pares e entre gerações, em que são produzidas narrativas sobre si, sobre os outros, sobre mundo, pois “[...] as experiências infantis nas culturas de pares não são abandonadas com a maturidade ou o desenvolvimento individual; em vez disso, elas permanecem parte de suas histórias vivas como membros ativos de uma determinada cultura [...]” (CORSARO, 2011, p. 39).
O conjunto de imagens das obras de arte, da 3ª edição do Repositório de Artes Visuais da UFES, apresenta como as/os diferentes artistas compreendem e estabelecem diálogos com a arte e a infância. A arte que transita entre as infâncias e os modos de pensar dos adultos, nos provoca a refletir sobre acontecimentos em meios aos imaginários poéticos que se materializam em processos significativos, contribuindo com o protagonismo de narrativas identitárias.
Convidamos você a apreciar e adentrar nas imagens que tratam da infância, deixando fruir seu imaginário de brincares, permitindo que a arte faça parte de suas narrativas. Grande abraço!